Super valorização do número de seguidores

|

Olá povo lindo, hoje vou fugir um pouco da rotina de tutoriais e goodies e conversar com vocês sobre um assunto que está preso aqui na minha cabecinha.

Desde que eu comecei na blogsfera, uns quatro anos atrás, me deparo com o mesmo tipo de comentário: "Seguindo, segue de volta?" "Me ajuda com minha meta de seguidores?"  e coisas do tipo.
Eu fico me perguntando por que essas pessoas dão tanto valor ao número de seguidores. No começo eu também pedia para as pessoas seguirem de volta, mas estou escrevendo esse texto para vocês não fazerem o mesmo que eu e aprenderem logo o que eu demorei dois anos para aprender.

Não dê tanto valor para o número de seguidores. Não se esforce tanto para conseguir atingir uma meta de seguidores.  Se esforce para conseguir leitores. Seguidores são apenas números, que no fim das contas não acrescentam nada ao seu blog. Veja o exemplo do próprio Cherry Bomb. Se você olhar no cabeçalho, vai ver que temos mais de seis mil seguidores. Agora olhe para as postagens e veja quantos comentários temos em cada postagem. Aí pergunto, do que te vale ter milhares de seguidores se nem 10% deles visitam seu blog todo dia e comentam nos posts?

Eu não criei um blog para ser famosa (coisa que muita gente por aí faz). Eu criei meu blog para ter um passatempo, para me divertir, para ajudar as pessoas, conhecer gente nova, descobrir coisas novas. Acho que essa deve ser a essência de ter um blog. O que realmente importa é quantas pessoas gostam de verdade do seu blog, quantas pessoas estão ali comentando, interagindo, dando dicas, se divertindo com você, e é muito difícil todos os seguidores fazerem isso.

Não quero ter milhões de seguidores que só vêm aqui pegar os tutoriais (muitas vezes para reblogar) e que nunca dedicam dois minutinhos do seu dia para deixar um "Obrigada por ensinar" ou um "Concordo/discordo de você". Para mim essa interação, esse ciclo de receber e retribuir comentários é muito mais importante que ter milhares de seguidores.

Mas também não estou dizendo para tirarem o gadget seguidores do seu blog. Ele é importante para que as pessoas saibam quando tem post novo no seu blog. Afinal os leitores participativos também te seguem. O que quero que vocês absorvam é para não se esforçarem em conseguirem números. Quando alguém pede para eu seguir o blog eu até sigo, mas eu só visito esse blog frequentemente se essa pessoa comentar sempre. Eu nem olho a home do blogger, até porque eu já segui muitos blogs e aquilo fica um bagunça. Então o meu seguir muitas vezes não passa de um número para enfeitar a sidebar.

Por isso façam estratégias para manter seu leitor sempre comentando, se esforce para que as pessoas participem mesmo do blog e não sejam apenas mais um número. Retribua os comentários, dê sua opinião sobre os posts de outros blogs, faça amizades, conheça opiniões diferentes, divirta-se! Leve seu blog como uma diversão e não como uma ponte para a fama.


O post ficou bem longo, mas espero que tenham lido pelo menos metade, é que eu me empolgo muito quando vou escrever textos assim x.x
Digam o que acham do assunto também, e sugiram outros posts (deste tipo ou tutoriais) lá no meu ask.

Kissus!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...