Nova interface do Editor HTML do blogger

|
Olá pessoas, tudo bem? Acho que todos aqui devem ter notado que o nosso querido blogger fez algumas mudanças no editor do modelo HTML não é? A primeira vista pode parecer tudo muito estranho e confuso, mas na verdade as mudanças deram uma boa facilitada na vida de quem mexe com código do blog.


Na terça-feira, dia 09, foi publicado no Blogger Buzz (site oficial de notícias do blogger) uma postagem falando sobre as tais mudanças. O texto é bem explicativo e dá um exemplo para que as pessoas entendam melhor. Resolvi então traduzir o texto para aqueles que não tem muita facilidade com o inglês. Confira:

Melhorias para o editor de template HTML do blogger

Se você é um desenvolvedor de websites que faz templates de blog, ou um proprietário de blog que prefere fazer alterações em seu modelo usando HTML, CSS ou JavaScript, você pode se interessar em algumas melhorias que fizemos ao editor de modelo HTML do blogger.

O modelo HTML do seu blog é o código fonte que controla a aparência do seu blog. Este modelo pode ser personalizado do jeito que você quiser. O editor de modelo  HTML melhorado agora possui numeração de linha, syntax highlighting (aquelas cores diferentes), auto-recuo e separação dos códigos "em pastas" para tornar a edição seu modelo muito mais fácil.

Vamos supor que você queria mudar a data dos posts do seu blog para debaixo do título do post, semelhante ao blog Blogger Buzz. Para fazer isso, siga estes passos (clique nas imagens para ampliar):


Clique na guia "Modelo" do painel do blogger, depois clique no botão "Editar HTML", para ver o novo editor de modelo:


Localize o widget "Blog 1" rapidamente usando o menu drop down "Ir para um widget":


Este widget controla como seus posts são exibidos. O código dentro do widget é escondido por padrão. Clicando em '►'  ao lado da linha de código, o código do widget expande e revela um conjunto de tags "includable":


Dentro da includable "main" está o bloco de código que corresponde a data da postagem:


Recorte a seção de código da data, e mova para onde você quer, que neste caso é abaixo do título dos posts, na includable "Post":


Para checar as mudanças, clique no botão "Visualizar modelo" para ver as atualizações:



A data da postagem está exatamente onde queremos, então clique de novo na guia "Editar modelo", clique em "Salvar modelo" e está feito!

Por último, nós adicionamos um botão "Formatar Modelo" botão que limpa automaticamente o recuo do modelo, e torna possível procurar um texto pressionando a tecla "Ctrl + F", após clicar dentro do editor . Para localizar e substituir as ocorrências de um texto um por um, use as teclas "Ctrl + Shift + F" ou para localizar e substituir todas as ocorrências de uma só vez, use as teclas "Ctrl + Shift + R".

Leia o post original aqui.


Eu queria fazer um vídeo explicando, mas não tá tendo como eu gravar a narração. Então vou indicar alguns links de dois sites que já falaram sobre o assunto e explicaram tudo muito bem:


Espero que tenham conseguido se familiarizar um pouco mais com a nova interface depois desse post.
O que vocês acharam das mudanças? Comentem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...