Resenha: A Droga da Obediência

|
 Título: A droga da obediência
Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Sinopse: Num clima de muito mistério e suspense, os Karas, enfrentam uma trama macabra internacional que está testando uma perigosa droga em adolescentes dos melhores colégios de São Paulo. Uma droga que pretende reduzir a humanidade à obediência absoluta e aos desígnios do sinistro Doutor Q.I. Os Karas são um grupo secreto formado por cinco adolescentes estudantes do colégio Elite, o melhor de São Paulo. Miguel (o líder), Calú (o ator), Magrí (a atleta), Crânio (o gênio) e Chumbinho (o novato). Apesar de serem “apenas” adolescentes, os Karas não devem ser subestimados: o grupo possui um esconderijo no forro do colégio, códigos secretos para decodificar mensagens e sinais corporais para passarem mensagens urgentes.

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que li durante minha viagem no feriadão. Faz tempo que não posto resenhas, e como precisava atualizar aqui, pensei em falar de "A droga da obediência". Minha prima estava lendo para um trabalho da escola e me indicou. Eu peguei emprestado, mesmo sabendo que era um livro voltado para o público Infanto Juvenil e que eu estava correndo o risco de ler uma história boba e infantil.
Mal sabia eu que o livro era super comentado e maravilhoso. Claro que achei algumas coisas infantis e um tanto clichês como por exemplo o nome do vilão, "Doutor Q.I." e as habilidades exageradas dos "Karas" que lembram super heróis adolescentes de desenho animado. Mas talvez isso seja só chatice minha....

No entanto, esses detalhes não abalam a qualidade do livro. Com uma escrita simples e viciante, você vai passando as páginas sem nem perceber o quanto já leu. É uma história repleta de ação, aventura, mistério e até um pouquinho de romance. Mas o que marca mesmo é a mensagem por trás da aventura dos cinco amigos: Será que os jovens não vivem como se existisse mesmo uma droga da obediência? Nossa juventude não está apenas seguindo o que a sociedade diz para fazerem? 
O mais legal é a maneira que a mensagem é passada, sem chatice sem lição de moral, exatamente como os adolescentes gostam. A droga da obediência, te faz rever seus conceitos, pensar sobre sua própria atitude perante a massificação imposta pela sociedade. 
É uma ótima leitura, independente de idade. Para quem não costuma ler literatura nacional, tá aí uma oportunidade para começar. O livro foi publicado em 1984 e desde então já teve sete edições, tamanho o sucesso que obteve. A série Os Karas conta com mais quatro livros, que pretendo ler mais pra frente, quando esvaziar minha lista.

Espero que tenham gostado da resenha. Já leu? Ficou com vontade de ler? Comente!

Desculpem por não estar respondendo os comentários, eu estou tentando, mas tá difícil.

Kissus :*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...