Dicas para fazer o cabeçalho do blog

|



Já me perguntaram várias vezes coisas do tipo "De onde você tira inspiração para os designs?". Bom, neste post eu vou tentar responder essa pergunta mas de um jeito um pouco diferente. Vou contar como é o "processo" de criação de designs da Liah! ;D Bom, então vamos ao passo a passo!


Sempre quando vou fazer a imagem de topo de um blog (cabeçalho) eu começo escrevendo o nome do blog e procurando uma fonte que combine com a proposta do blog. Vou tentando várias fontes até encontrar uma que me pareça boa. Acho isso importante porque o nome do blog é o que deve ficar marcado na mente dos visitantes, e portanto, deve ter destaque. Começar pela fonte também ajuda a fazer com que todo o resto da imagem se harmonize com ela. Um dos erros mais graves que acho que se pode cometer em um design é a fonte não ter nada haver com o restante do blog. Fica estranho e enfraquece o nome do blog. Por isso tentem sempre começar pela fonte e depois fazer com que tudo combine.


Depois da fonte escolhida, hora de colocar as fotos! Recomendo que sejam todas de uma mesma pessoa e de um mesmo photoshoot (sessão de fotos). Fica mais harmônico acho essa é a palavra do dia rs. Outra dica também é nunca deixar as fotos "cruas" ou seja, sem nenhum efeito, do jeitinho que você salvou da web. Um simples contraste a mais já faz diferença, então teste alguns efeitos que realcem as cores da foto e escolha o que ficar melhor. Eu levo muito tempo para escolher as fotos, a não se quer eu já tenha visto fotos que me chamassem atenção e tivesse decidido fazer um design com elas. Geralmente essa é a minha inspiração, ver fotos. Então quando quiser fazer um novo lay, navegue pelas galerias de artistas que você gosta. Comigo sempre dá certo. Mas se você quiser fazer um design com ilustrações afins, dê uma procurada no Deviant Art por essas palavras-chave: ilustration, digital art, PNG, brushes, psds e cute.


Sempre tem aquelas coisinhas a mais que a gente usa para dar aquele "tchan" no design não é? Eu particularmente adoro brushes vintage e com efeito de colagem de agenda (aqueles de recortes, desenhos, papéis,etc.) Flores também me inspiram sempre. Mas eu tenho sempre cuidado para não sobrecarregar de imagens. Primeiro porque fica feio, segundo porque deixa a imagem mais pesada para carregar. Para facilitar na hora de combinar os brushes, use todos de um mesmo pacote ou do mesmo artista. Mas pode mesclar vários também, desde que se tenha bom senso para isso. Preste sempre muita atenção as cores e a temática central do design, para que nada fique brigando.

Dicas extras!

Antes de começar, estabeleça um tema ou uma cor central. Se quiser uma coisa mais alegre, coloque como cor principal: rosa, laranja, azul claro, ver limão ou lilás. Se quiser algo mais fofo ou vintage, use cores pastéis (bem clarinhas), e se quiser algo mais sóbrio, baseie-se no preto, branco, vermelho, roxo ou azul escuro.

A inspiração vem de vários lugares, então tente prestar atenção ao que te inspira quando você faz um design legal, e depois procure ver coisas similares para se inspirar.

Se inspirar é diferente de copiar. Você pode sim tirar inspiração de outro site, mas fazer um design super parecido já é plágio! Cuidado com esse limite.

Kissus,

Liah
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...